sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Exército dos EUA terá armadura inspirada no estilo 'Robocop' (eu preferiria dizer que um principio de iron man... hehe)



O novo exoesqueleto XOS é mais forte e resistente do que o corpo humano.


Uma empresa de robótica em Utah, nos Estados Unidos está desenvolvendo uma espécie de armadura para soldados do Exército americano inspirada no estilo do personagem principal do filme Robocop.

Chamado de XOS, o exoesqueleto é uma espécie de estrutura de alumínio criada para ser "vestida" pelos militares. A tecnologia permite que a armadura seja sensível e acompanhe os movimentos do corpo humano, criando uma espécie de "homem-máquina".

O XOS foi desenvolvido para que tenha a mesma agilidade e flexibilidade dos humanos, porém mais resistente e forte do que o corpo humano. Equipado com o exoesqueleto, um homem é capaz, por exemplo, de levantar mais de 90 quilos sem fazer muito esforço. O equipamento é composto por 30 ativadores, cada um responsável pelo movimento de uma das juntas.

Para o Exército, o uso do novo exoesqueleto, criado pela empresa Sarcos, pode permitir mais agilidade nas operações e prevenir lesões causadas pelo levantamento repetido de peso. Os primeiros modelos serão usados no departamento de logística para facilitar as operações.

No entanto, o Exército americano espera que modelos mais elaborados possam, no futuro, participar dos combates, carregar armas pesadas ou soldados machucados.

Apesar do avanço do XOS, Stephen Jacobsen, que desenvolveu o projeto, afirma que ainda é preciso resolver vários problemas do exoesqueleto. Um dos principais é a criação de uma fonte de energia móvel que permita o seu funcionamento por um período significativo de tempo.

O Exército irá testar os primeiros protótipos já em 2008 e a intenção é que versões mais elaboradas do XOS sejam incorporadas nos próximos oito anos.

http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.aspx?cp-documentid=6804763

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Laptop ultraportátil da HTC vem com 3G


Os brasileiros ainda vão ter de esperar, mas a taiwanesa HTC já vende lá fora um modelo de laptop ultraportátil que sai da fábrica com 3G. É o Shift.

O laptop vem com tela widescreen de 7 polegadas sensível ao toque e roda o sistema operacional Windows Vista. O disco pode ser de 40 GB ou 60 GB. As opções de conectividade ficam por conta do 802.11g, do Bluetooth e do 3G via HSDPA/UMTS.

O Shift pesa apenas 800 gramas, mas incorpora detalhes bacanas como leitor de impressões digitais e webcam. O teclado é do tipo slider.

A HTC ainda não tem previsão de venda do Shift no Brasil, mas ele está no roadmap de lançamentos para 2008. Para quem quer navegar pelo 3G, a opção que está chegando ao país é o smartphone TyTN II, com tela de 2,8 polegadas e teclado QWERTY deslizante.


Fonte: http://info.abril.com.br/blog/debora//20071222_listar.shtml